Polícia Militar divulga balanço da Operação 'Jericó' em São Gotardo
A Polícia Militar divulgou na manhã desta terça-feira (19/06) em uma coletiva de imprensa realizada no Fórum de São Gotardo, o balanço da Operação “Jericó” que teve início na manhã de hoje, com objetivo de combate ao crime organizado no munícipio. A entrevista foi concedida pelo Tenente Coronel Emerson Rocha de Azevedo e pelo Coronel Waldimir Soares Ferreira.
A ação aconteceu em nove cidades mineiras e em São Gotardo contou com o apoio da décima região da Polícia Militar, Ministério Público, Gaeco de Patos de Minas juntamente com o Gaeco de Uberaba, além de militares de outras regiões. Os mandados de busca e apreensão aconteceram em diversos pontos da cidade e tiveram como alvo pessoas envolvidas com à associação ao tráfico, homicídios, corrupção, roubos, furtos, entre outros delitos.
Até o momento a operação obteve êxito na prisão de trinta e quatro pessoas, apreensão de duas armas de fogo, vinte e seis veículos, oitenta e três celulares, notebooks, pacotes de cigarros, além de uma grande quantidade de entorpecentes como maconha e crack.
Os trabalhos se iniciaram por volta das seis horas da manhã e contou com cerca de cento e cinco militares empenhados divididos em trinta e cinco equipes. A maioria dos envolvidos que foram detidos, são conhecidos no meio policial e tem diversas passagens. A operação continua e o número de prisões pode aumentar. O impacto da operação contribuíra para a redução da criminalidade em São Gotardo e toda região segundo a PM.
Entenda a “OPERAÇÃO JERICÓ”:
A terminologia faz referência à expressiva batalha de Jericó, que importou em conquista de Canaã. Na dificultosa batalha os israelitas cercaram a cidade por sete dias e as fortes muralhas se desmoronaram com o poder divino, permitindo a tomada liderada por Josué.
Da mesma maneira, a operação JERICÓ inicialmente foi voltada para a cidade de São Gotardo, que sofria impacto do crime organizado. A cidade foi “mantida sob vigília” (investigada) durante nove meses e esta data representa a “derrubada do muro de Jericó”, combate em massa ao crime organizado que ali atuava.
Já nos primeiros meses da Operação Jericó as investigações ultrapassaram as fronteiras do Município de São Gotardo, identificando uma vasta rede criminosa estabelecida em outras regiões do Estado de Minas Gerais. As intervenções ocorreram em municípios do Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro, Noroeste e Norte de Minas Gerais. No curso dos nove meses da investigação foram presas dezenas de pessoas e apreendida grande quantidade de drogas.
Nesta data foi deflagrada a última etapa da operação com o cumprimento de 78 mandados de prisão e 67 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Gotardo, Ituiutaba Carmo do Paranaíba, Patrocínio, Uberlândia, João Pinheiro, Pirapora, Buritizeiro e Francisco Sá.
No balanço final, a operação obteve os seguintes resultados:
67 pessoas presas;
02 armas de fogo apreendidas;
26 veículos apreendidos;
20 Kg de droga apreendida;
R$3.000,00 em moeda corrente;
09 pacotes de cigarros contrabandeados;
83 celulares;
04 notebooks;
Assessoria de Comunicação Organização da 10 RPM
Reportagem e fotos: Jornalista Aécio Gonçalves/Assessoria de Comunicação Organização da 10 RPM
Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
-
Domingo de fé, passeio ciclístico, almoço e encontro de carros antigos na Festa de Sant...
-
Fé e devoção marcam a sexta-feira na Festa de Santa Cruz; sábado tem missas na Igrejin...
-
Estreia hoje o Leandra Center Park em Guarda dos Ferreiros ! Diversão garantida para toda...
-
Sexta-feira tem programação especial no Santuário Santa Cruz em Guarda dos Ferreiros
-
10:08
Estreia hoje o Leandra Center Park em Guarda dos Ferreiros ! Diversão garantida para toda...
-
20:55
Sexta-feira tem programação especial no Santuário Santa Cruz em Guarda dos Ferreiros
-
20:12
Domingo de fé, passeio ciclístico, almoço e encontro de carros antigos na Festa de Sant...
-
19:33
Fé e devoção marcam a sexta-feira na Festa de Santa Cruz; sábado tem missas na Igrejin...